DOCUMENTÁRIO SOBRE A FEIRA DE SÃO MATEUS EM VOTAÇÃO NO FESTIVAL ART&TUR

2020-10-08

Filme produzido em 2019 está nomeado na categoria “Doc” de um dos maiores festivais internacionais de cinema de turismo que acontece este ano em Viseu. Votação do público está a decorrer no site da iniciativa.

No ano em que Viseu é destino de cinema e fotografia, a histórica Feira de São Mateus salta para o palco do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, com a nomeação do filme "Feira de São Mateus - A feirar há 627 anos”, na categoria dedicada aos documentários.

O documentário, produzido por iniciativa da VISEU MARCA e com realização de John Gallo, é de 2019 e encontra-se nomeado na competição, num total de 23 produções selecionadas. A votação para eleger o vencedor está já em curso no site do festival, aqui.

A estreia do documentário terá lugar no dia 20 de outubro, pelas 21 horas, no Teatro Viriato, e a participação é sujeita a inscrição prévia neste link.

O filme recupera os testemunhos de algumas personalidades que passaram pelo palco da Feira como Pedro Abrunhosa, mas contém também os testemunhos de responsáveis pelo seu recente projeto de modernização como o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, e o gestor do certame e diretor da VISEU MARCA, Jorge Sobrado.

Para Cristina Paula Gomes, Presidente da VISEU MARCA, “a estreia deste documentário acontece num ano particularmente difícil, que coincide com o cancelamento da edição 2020 da Feira de São Mateus. É um momento carregado de simbolismo que nos permite reviver memórias do certame tão querido de Viseu”.

O evento decorre entre os dias 20 e 23 de outubro no Teatro Viriato e na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu. O programa completo da iniciativa está disponível no site oficial, em www.tourfilm-festival.com.

Desde a sua 1ª edição em Barcelos, em 2008, o Festival ART&TUR, iniciativa da Centro Portugal Film Commission e do Turismo Centro de Portugal, tem cumprido a sua missão de dar a conhecer ao mundo as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo.

 

Viseu, 8 de outubro  de 2020