Feira de São Mateus conquista Prémio 5 Estrelas e nomeação às "7 Maravilhas da Cultura Popular"

2020-04-09

Certame histórico de Viseu traz as muito desejadas notícias felizes à região. É o terceiro ano consecutivo em que a Feira é distinguida como evento “5 Estrelas” de Viseu.


Nesta época difícil para todos, foram anunciadas notícias positivas do grande evento de Viseu, a Feira de São Mateus. O certame celebra a dupla conquista do “Prémio 5 Estrelas Regiões” e a nomeação às “7 Maravilhas da Cultura Popular” de Portugal.


No ano em que celebra 628 edições, a Feira de São Mateus renova o seu estatuto de feira popular histórica da região e evento cultural de referência do nosso país.
É o terceiro ano consecutivo em que a Guardiã das Feiras Populares enverga o título “5 Estrelas” à escala do distrito que representa, na categoria de “Festas, Feiras e Romarias”. Mais de um milhar de inquiridos classificaram o certame num nível de satisfação superior a 80%.


Já o Concurso “7 Maravilhas de Portugal”, que já conta com nove edições, anunciou a nomeação da Feira de São Mateus a um dos grandes ícones da cultura popular portuguesa, lado a lado com outras grandes “Festas e Feiras” nacionais.


"Estes são reconhecimentos muito importantes no projeto de valorização e no marketing da própria Feira. Devem orgulhar Viseu", considera a Presidente da VISEU MARCA, Cristina Paula Gomes. Já Jorge Sobrado, Gestor da Feira de São Mateus e Vereador da Cultura do Município de Viseu, assinala que “estas distinções são um suplemento de alma no momento presente: confirmam a elevada reputação e notoriedade alcançadas pela Feira nos últimos anos, mas também o seu estatuto de marca e de património da cultura popular do país”.


No concelho de Viseu, foram também distinguidos pelo “Prémio 5 Estrelas” o Linho de Várzea de Calde, a Sé de Viseu, o Museu Nacional Grão Vasco, o "Rancho à Moda de Viseu" e o doce "Viriato", o Palácio do Gelo Shopping e a clínica Depilperfect.


As Cavalhadas de Vildemoinhos, uma grande tradição da região com presença habitual no Picadeiro da Feira, viu também confirmada a sua nomeação às “7 Maravilhas da Cultura Popular”.