Feira de São Mateus voltou a vestir-se de chita, glamour e tradição

2019-08-20

Desfile histórico regressou ao certame com 26 concorrentes

A Feira de São Mateus, em Viseu, regressou a uma das suas grandes memórias históricas: o concurso e desfile dos vestidos de chita, que marcaram as décadas de 70 e 80 do século passado no evento, e já antes em várias cidades do país, nos anos 40, 50 e 60.

A concurso na passerelle estiveram 26 modelos – 18 vestidos de chita e 8 vestidos de noiva de chita – da autoria de 23 criadores, entre jovens estilistas, modistas consagradas da cidade de Viseu e estudantes de moda.

“É a noite mais glamourosa da Feira de São Mateus, com uma marca de bom gosto, sofisticação e muita criatividade”, explicou Jorge Sobrado, Gestor da Feira de São Mateus. “É também um reencontro com uma grande tradição do certame e com uma memória coletiva que esteve esquecida mais de 30 anos”, rematou.

Seis dos 26 vestidos a concurso saíram vencedores. Na categoria de vestidos de chita, foram vencedores Nuno Queirós (1º classificado), Andreia Nunes (2º Classificado), Carmen Rocha (3º Classificado) e Mariline Rodrigues e Sofia Roseta (Menção Honrosa). Na categoria de vestidos de noiva de chita, saiu vencedor Tânia Ferreira, tendo sido atribuída uma Menção Honrosa a Nuno Queirós, estilista que acabou por conquistar o Prémio do Público do concurso.

A VISEU MARCA, entidade organizadora da Feira, promove este evento pelo quarto ano consecutivo, envolvendo centros de formação de moda e design como a MODATEX e a Entre Desafios. O jornalista Mário Augusto foi o apresentador e o júri do concurso constituído pelo gestor da Feira, pelo alfaiate viseense Carlos Ferreira e pela artista e designer de interiores Ana Seia de Matos.

A organização promete reeditar a iniciativa em 2020.

A Feira de São Mateus, que se estende até 15 de Setembro, registou até ao momento mais de 400 mil visitas. Nos próximos dias atuam no certame as bandas ÁTOA, Badoxa e os brasileiros Natiruts.

A Feira de São Mateus decorre entre 8 de agosto e 15 de setembro. São 39 dias para feirar em Viseu. Todas as informações e programação estão disponíveis em www.feirasaomateus.pt e nas redes sociais da Feira (Facebook e Instagram).

A Feira é uma iniciativa do Município de Viseu, com organização executiva da VISEU MARCA. O Santander, Super Bock, MEO, Sumol, Jornal do Centro, Delta, Galp, Turismo do Centro, JS Clínica Médica, Fidelidade, Litocar, Ribeiro Santo, Nutriva, Lugrade e Fnac são patrocinadores oficiais do evento.

O Correio da Manhã e a CMTV são os Media Partners Nacionais deste ano.