Feira de São Mateus na corrida ao prémio ibérico de "Melhor Festividade"

Guardiã das Feiras Populares do país é uma das nomeadas na nova categoria dos “Iberian Festival Awards”. Votações abertas até ao final do mês.

A Feira de São Mateus, em Viseu, encontra-se na short list dos nomeados para a 4ª edição dos “Iberian Festival Awards” (Prémios de Festivais Ibéricos), promovidos pela Associação Portuguesa de Festivais de Música.

A Feira de São Mateus é uma das candidatas ao prémio na nova categoria de “Melhor Festividade”, introduzida este ano pela organização. O vencedor será determinado pela votação online que decorre até dia 31 de dezembro, em www.talkfest.eu/copy-of-categories (a Feira surge na categoria Nº10). 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, esta “é, naturalmente, uma boa notícia e ficamos felizes com o facto de integrarmos o leque das 14 melhores festividades a nível ibérico”.

Segundo Jorge Sobrado, Diretor da VISEU MARCA e Vereador da Cultura do Município, “esta nomeação confirma o sucesso do projeto de revitalização da Feira de São Mateus e a sua reafirmação no plano ibérico. A Feira é hoje o certame popular histórico de referência no país.”

São, no total, 14 os eventos portugueses e espanhóis na corrida ao prémio na categoria “Melhor festividade”. As Festas de Lisboa, Agrival (Penafiel), Expofacic (Cantanhede) e Fatacil (Lagoa) são alguns dos eventos nacionais que concorrem com a Feira de São Mateus.

Jorge Sobrado realça ainda que a disputa pelo prémio é “uma batalha de David contra Golias”, uma vez que coloca na mesma lista cidades que são capital e regiões metropolitanas contra cidades médias e regiões do Interior.

Através de 22 categorias, os “Iberian Festival Awards” pretendem distinguir os melhores festivais em Portugal e Espanha, promovendo, ao mesmo tempo, o intercâmbio e as relações entre os dois países.

Serão apurados dez finalistas de cada categoria sujeita a votação do público, sendo que os vencedores serão anunciados no dia 13 de março na cerimónia a decorrer no Teatro Afundación, em Vigo.

A VISEU MARCA, entidade que tem a seu cargo a organização executiva da Feira de São Mateus, tem sido distinguida no âmbito de vários prémios e concursos, de onde destacamos cinco galardões nos Prémios Lusófonos da Criatividade (campanha “2017, Ano Oficial para Visitar Viseu”), o Prémio “Portugal Cinco Estrelas” (Feira de São Mateus), dois prémios da Bolsa de Turismo de Lisboa (“Melhor Stand Público” 2017 e “Melhor Stand Programação Pública” 2018), quatro prémios WINA 2018 (World Independent Advertising Awards) e os recentes três galardões no Festival Art&Tur (filmes do Viseu Arena, #viseufolk e Feira de São Mateus).