Maria Rita é a primeira novidade do cartaz da Feira de São Mateus em 2018

Filha de Elis Regina sobe ao palco a 25 de agosto para um concerto de samba, em exclusivo na Região Centro.

A Feira de São Mateus apresentou esta segunda-feira a artista brasileira Maria Rita como o primeiro nome do cartaz para 2018.

A filha de Elis Regina e César Camargo Mariano, vencedora de três “Grammy Latino”, subirá ao palco da feira popular mais histórica do país – que em 2018 celebra 626 anos – a 25 de Agosto, sábado.

“Viseu receberá uma das estrelas maiores e mais singulares da música brasileira, num especial momento de relançamento internacional da artista”, justificou o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viseu e Gestor da Feira de São Mateus, Jorge Sobrado.

Para além de grandes hits como “Cara Valente”, “Encontros e Despedidas” ou “Não deixe o Samba morrer”, Maria Rita apresentará o novo álbum de inéditos “Amor e Música”, lançado há menos de 15 dias no Brasil, mais de uma década depois do último trabalho de originais.

“Esperamos um espetáculo contagiante e memorável, e uma casa cheia num concerto que será exclusivo para a Região Centro”, acrescentou Jorge Sobrado.

João Cotta, Presidente da Viseu Marca, refere que esta escolha internacional “dá continuidade à aposta num reposicionamento da Feira de São Mateus como evento cultural de referência no país.”

Em ano da “Cidade Europeia de Folclore” – mote que Viseu elegeu para 2018 – a Feira de São Mateus propõe, com este espetáculo, a celebração de uma das maiores expressões do folclore brasileiro, o Samba, género explorado por Maria Rita em “Amor e Música” e em diversos temas da sua carreira. “[O samba] é onde sou mais alegre, mais relevante”, afirmou há dias a artista à imprensa brasileira.

O concerto será realizado em coprodução com a agência titular dos direitos da artista para a Europa, a CV Music.

“Neste ano, não poderíamos passar ao lado das culturas de folclore do mundo, especialmente da Lusofonia”, explicou Jorge Sobrado. “O cartaz está praticamente fechado para os 39 dias desta edição”, revelou. “A programação é diferenciadora, para todos os públicos e gostos, e atrativa para a comunidade local e emigrante, para visitantes e turistas nacionais e internacionais. Será anunciada progressivamente.”

Os bilhetes para o espetáculo já podem ser adquiridos online, no site da feira (www.feirasaomateus.pt) e da Blueticket (www.blueticket.pt/Pipeline/e/3531), ou na sua rede de lojas associadas (Fnac, Worten, Media Markt, ACP, El Corte Inglés e Pagaqui), e têm o custo de 7,5 euros.

Na apresentação, a organização, a cargo da VISEU MARCA, fez também um balanço muito positivo das primeiras três semanas de inscrições de expositores no certame.

Até ao momento, estão registados 241 candidatos, número que traduz um crescimento de 60 por cento face ao período homólogo transato. Há 41 novos candidatos a participar no evento, o que reflete a “atratividade económica e comercial” do certame, segundo o Gestor da Feira.

Cerca de metade deste universo é proveniente do distrito de Viseu e, desses, 80 por cento são do concelho. “Muitas empresas locais e regionais reconhecem hoje a importância e a oportunidade económica deste que é o mais importante evento de Viseu”, assinalou o Presidente da Viseu Marca.

A primeira fase de candidaturas encerra a 10 de Fevereiro. As inscrições são submetidas eletronicamente, no site www.feirasaomateus.pt

Este mês arrancam ainda os concursos para a atribuição de espaços para restauração e similares.

A Feira de São Mateus realiza-se entre 9 de Agosto e 16 de Setembro de 2018. Promovida pelo Município de Viseu, tem organização executiva da Viseu Marca e como patrocinadores oficiais o Banco Santander Totta, a Super Bock, a Delta e a Coca- Cola.