A Feira acabou mas próximo ano tem mais!

Chegou o dia menos esperado, o último dia da Feira de São Mateus. Fisca e Maria Tata estavam tristes e contentes ao mesmo tempo, pois, assim como todos que andaram pela feira, 39 dias à feirar é muito e pouco, ao mesmo tempo. Inúmeras foram as aventuras e emoções que as duas amigas enfrentaram, foi tudo tão lindo. O tempo afinal passou rápido demais, nem parece que fazem quase três meses que as duas viajantes do tempo chegaram à Viseu de 2019. 

Fisca e Maria Tata participaram de todos os momentos da Feira, tiraram fotos com todos os artistas que por ela passaram, apresentaram os concertos com direito a vídeo no telão do palco e tudo. Por causa das redes sociais, as amigas fizeram muitos amigos, tantos que até sentiram a necessidade de sortear brindes para eles. E estes, ao encontrarem com as maravilhosas viajantes do tempo, prontamente tiravam selfies para eternizar o momento. 

Não podemos esquecer que Fisca também foi repórter da TV da Feira de São Mateus. Que honra, ter sido escolhida em meio a tantos outros visitantes para apresentar alguns vídeos. 

A equipe da FSMTV foi sempre tão querida, ali naquele ambiente as duas amigas formaram laços que ficarão para todo o sempre. Por falar em amigos, já é clichê e repetitivo mas é preciso reafirmar: o povo de Viseu é bué simpático! Foram tantas conversas, tantas pessoas, tantas amizades com esse povo tão querido. Essa experiência jamais será esquecida pelas viajantes do tempo. Na zona das diversões, a parte especial e cheia de luzes, sempre estava com muita música e com várias opções de divertimentos para arrancar risos à todos os gostos. Claro que as amigas testaram e aprovaram todas elas porque não se poderia esperar nada menos que isso dessas duas aventureiras. Aproveitando esse gancho, é preciso dizer que na Feira de São Mateus se come bem, muito bem. As iguarias tradicionais, na verdade as tradições em geral, são encantadoras e impossíveis de serem ignoradas. É preciso jantar na feira com os amigos e depois ir se deliciar com as farturas, quase uma passagem obrigatória. E ainda sobre tradições, é preciso falar do artesanato da feira que a 627 anos conta histórias de trocas e vendas de mercadorias e itens do artesanato português. 

Meus queridos leitores, o que Fisca e Mari Tata mais conquistaram nessa aventura do futuro foram mesmo os amigos. Amizades que serão pra sempre relembradas, as noites de convívio, as risadas e piadas que apenas os mais íntimos compreendem. Ainda bem que as câmeras fotográficas estão sempre à mão com os telemóveis modernos, assim foi fácil registrar todos os momentos especiais vividos. É também válido agradecer ao fotógrafo oficial da Feira que, além de um super amigo, registrou os melhores momentos das amigas com alguns de seus fãs. A Feira de São Mateus chega ao fim, mas deixa no coração de cada uma das pessoas, a lembrança de que lá encontraram uma família, essa de própria escolha. Mas a aventura no Ano da Graça de 2019 não foi restrita à feira, as amigas também redescobriram a cidade de Viseu e seus novos e antigos museus, que celebram com muito respeito e carinho toda a história dos seus antepassados. Fisca mal podia esperar para contar para o seu amigo, o Capitão Almeida Moreira, tudo que tinha vivido e encontrado no futuro. Vejam só, sua casa era agora um museu aberto a todos e que contava, em todos os cantos e objetos, o amor que seu amigo tinha pela cultura, história e terra. 

Com isso, a primeira parte dessa história chegou ao fim, agora as amigas despedem-se de todos que conheceram. As despedidas são sempre difíceis e deixam em evidência que os momentos foram incríveis e as experiências ficarão pra sempre, no coração das nossas amadas mascotes da Feira de São Mateus. Eu, que vos falei por todo este tempo a tentar transmitir um pouco das vidas das nossas preciosas amigas, despeço-me também com o coração saudoso. Até a próxima!