As experiências de Feirar no Ano da Graça de 2019

Fisca e Maria Tata continuam a desbravar todos os cantos da Feira de São Mateus. A primeira impressão é de uma feira colorida, organizada por diferentes setores, grande mas ao mesmo tempo aconchegante. Engana-se quem pensa que é pequena, na Feira de São Mateus cabe-se tudo e mais um pouco. Com tantos cantinhos únicos e stands cheios de personalidade espalhados por todo lado. Mesmo após 22 dias, as duas amigas ainda não conheceram todos os brinquedos da zona de diversões, ou foram a todos os stands dentro do Pavilhão Multiusos. E a comida? Ainda não conseguiram encontrar espaço no estômago para provarem tudo da zona da Restauração. 

Mesmo nesse curto período aqui no Ano da Graça de 2019, as duas amigas já encontraram pessoas que gostariam de manter pra sempre em suas vidas, afinal os viseenses são tão gentis e carinhosos, não importa o século. Todos sempre dispostos a conversar, contar um pouco sobre suas vidas e criar um laço de amizade verdadeiro. E que sorte a da Fisca que justo neste ano, a Feira comemora seus 627 anos como a Feira dos Reencontros onde todas as tradições são celebradas e relembradas. As enguias, por exemplo, uma iguaria tradicional que Maria Tata mal podia esperar para testar. E novamente, é preciso enaltecer a gentileza dos viseenses. Ao passarem por uma das barraquinhas na Rua das Enguias, Maria Tata perguntou à gentil senhora que lá estava, se poderia experimentar uma enguia. Nunca havia comido uma, e a gentil senhora prontamente lhe entregou um prato cheio da iguaria, informando-a algumas instruções de como comê-las. E as farturas, pela Deusa das Natas, como são fenomenais! Sempre fresquinhas, quentinhas e ao dispor para todos que passam em frente a sentir aquele cheiro de açúcar e canela no ar. As senhoras sempre simpáticas, que adoram trocar dois dedos de conversa com os clientes, sempre a fazer novas amizades.

A continuar o tour pelos pontos gastronômicos da Feira, as duas amigas foram direto para a zona de artesanatos e ficaram maravilhadas com os jarros de barro portugueses e as estátuas africanas. É tão bonito ver a mistura de culturas por que temos pela Feira. Outro lugar incrível na Feira de São Mateus é a Praça de Viriato, que diariamente entretém os visitantes com apresentações no Palco Farmácia Viriato que celebram o folclore português e tantas outras atividades imperdíveis. De música a drinks, a Feira de São Mateus oferece atividades para todos os gostos e idades. Como não se cansam de dizer os visitantes que visitam a Feira todos os anos, ela é realmente imperdível, um marco tradicional de Portugal.