Quando vim parar?

Diário de bordo: Primeira viagem no Tempo, ano da graça de 2019. 

Fisca havia feito o que até então não acreditava ser possível, uma viagem para outro ano, outro século. Quantas mudanças já conseguiu reparar em Viseu, sua amada cidade. As palavras do homem esquisito se repetem na sua mente “Passado e futuro se misturam para aqueles que sonham!”. O que será que aconteceu comigo, pensou a jovem. De olhos fechados, Fisca se pegou pensando na sua nova realidade, como iria contar sobre essa aventura bagunçada para seu amigo Capitão Almeida Moreira. Até seu momento nostálgico ser interrompido por uma voz demasiadamente animada, que não parava de lançar palavras ao vento nem para respirar. Precisava explorar a cidade, mas antes entender o motivo de não estar sozinha e ter uma batata falante como companheira de viagem no tempo. 

- Mais respeito, por favor, narrador, batata falante não, né. Meu nome é Maria Tata, 100% de pura gostosura e esperteza. Restrucou o tubérculo.

As palavras mágicas do homem de figura estranha trouxeram vida à batatinha inglesa e o poder de viajar no tempo às duas jovens. E como assentou que nem uma luva! Logo para essas duas que possuem tanto gosto pela arte secular de feirar. Curiosas por natureza do jeito que são, já querem saber tudo sobre a nova feira, agora com o nome de Feira de São Mateus. Quem seria o responsável por essa mudança? Seria possível haver um novo visionário, como seu amigo Capitão Almeida Moreira? Fisca mal podia esperar para ouvir os concertos musicais e saborear as comidas típicas dessa nova Era. Repleta de luzes, equipamentos modernos, funicular, famílias e artistas do mundo todo em sua cidade do coração. Tantos lugares que recontam como era o presente de Fisca, que é passado para os de 2019. Notou que fizeram um em homenagem ao Grão Vasco, ora veja, e o achou majestoso. Fisca sentiu-se importante, ver a história da cidade sendo lembrada e apreciada pelos seus moradores e visitantes era algo que a deixava empolgada. Tinha muito a explorar, e com a companhia de sua amiga queria descobrir esse novo mundo. Fisca não via a hora de continuar a viajar no tempo e compartilhar o que estava a descobrir. Essa aventura vai ser muito gira!