A Feira

Feirar está no sangue das famílias e amigos que todos os anos se reencontram em Viseu, na Guardiã das feiras populares do país. 

Em 2021, ansiamos pelo reencontro com a Feira de São Mateus e com as memórias do verão de 2019, depois do cancelamento da edição passada. 

Feirar é em Viseu! Em 2016 ultrapassámos, pela primeira vez, a barreira de 1 milhão de visitantes. Em 2017, 2018 e 2019, superámos este marco. A feira histórica de Viseu está a preparar uma programação capaz de atrair ainda mais pessoas este ano. 

Vamos todos feirar em 2021!

#feirasaomateus #vamostodosfeirarem2021

A História da Feira

A antiga Feira Franca de Viseu, atualmente conhecida como Feira de S. Mateus, foi criada pela Carta de Feira concedida pelo rei D. João I em 10 de janeiro de 1392. A nova feira franca anual tinha início no dia de Santa Cruz (3 de maio) e durava um mês.

Em data desconhecida, mas ainda no reinado de D. João I, a feira passou a realizar-se no dia de S. Jorge (23 de abril) e foi transferida para Vila Nova (na área da Cava de Viriato) onde existia uma capela dedicada ao santo. Tanto a mudança de data e de local, como os privilégios anteriormente concedidos foram confirmados por D. Duarte em 1436, excetuando a isenção de metade da sisa.


Veja aqui a história completa da nossa Feira.

Contacto SOS da Feira

962 550 000

Para prestar uma assistência rápida a todos os visitantes em caso de necessidade, foi criado um contacto telefónico disponível durante toda a Feira, acessível a todos e com um número amigável. O contacto poderá ser utilizado no caso de pessoas com necessidade de assistência de primeiros socorros, no caso de alguém se perder na Feira, ou outros cenários de emergência.

PATROCINADORES