A  edição 623 da Feira de São Mateus, que ontem terminou, registou um total de 950 mil visitantes.

Este número de entradas na mais antiga feira franca viva da Península Ibérica corresponde a um aumento de 100 mil visitantes face à edição do ano passado.

“É um número histórico de uma edição histórica da Feira de São Mateus”, sustenta o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. “Ficamos com a ponta dos dedos das mãos a tocar na marca do 1 milhão de visitantes.”

“O projeto de revitalização que temos em curso está a dar bons frutos. A Feira reconciliou-se com a sua identidade, com a sua cidade, e tornou-se mais atrativa do que nunca”, acredita o autarca.

Entre os principais fatores de sucesso, a Organização destaca o novo layout da Feira, com a recuperação do velho “picadeiro” (avenida central do certame) e um novo palco com vista para o perfil da Sé de Viseu; um cartaz de espetáculos e eventos mais forte e atrativo para todos os públicos; o desenho de luz das portas e do campo da Feira; e a nova imagem de marca com uma estratégia de comunicação mais moderna, jovem e urbana.

Para Almeida Henriques, “a forte adesão do público jovem é porventura o sinal mais positivo desta edição. Os jovens voltaram à feira, e voltaram em força! Esta conquista é para consolidar no próximo ano.”  

A internacionalização da Feira de São Mateus é o próximo passo na estratégia de expansão do certame. “Queremos explorar a proximidade a cidades como Salamanca e a empatia do público espanhol pelas tradições populares portuguesas. Faremos um investimento na qualificação da nossa oferta gastronómica e de artesanato, assim como numa promoção além-fronteiras”, sublinha o Presidente da Câmara.

O impacto económico do certame, a satisfação dos visitantes, a influência de públicos-alvo como os emigrantes e os jovens, e a procura por parte de turistas são alguns dos fatores em análise no estudo de inquérito independente realizado ao longo do evento, e cujos resultados serão conhecidos nos próximos meses.

Em 2014, a Feira de São Mateus representou um volume de negócios direto, indireto e induzido de mais de 44 milhões de euros, com um impacto positivo na economia local de mais de 6,5 milhões de euros e na criação de 197 postos de trabalho (num total de 1071 empregos).

O Organização sublinha ainda como aspetos muito positivos o reforço da segurança do certame, com o enterramento da infraestrutura elétrica dos equipamentos, e do dispositivo de proteção civil e de emergência médica.

“Feirar está-nos no sangue” foi o slogan de comunicação da Feira de São Mateus de 2015, que pela primeira vez teve um “patrocinador principal”: o Banco BIC.

Toda a informação sobre a Feira de São Mateus está disponível no website www.feirasaomateus.pt, no Facebook, em www.facebook.com/feirasaomateusviseu, e nas APP para smartphones e tablets, nas versões Android e iOS.