A mais antiga feira franca viva da Península Ibérica está na moda: a Feira de São Mateus de 2015 registou números históricos de visitantes nos primeiros dois dias.

 

A 7 e 8 de Agosto (sexta e sábado), visitaram a feira 53 mil pessoas. O dia de abertura registou 37.425 visitantes, um incremento de 20% face ao primeiro dia da edição de 2014 e, porventura, o recorde de entradas no grande certame popular de Viseu.

 

“A nova Feira entrou com o pé direito”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. “A aposta na renovação e na revitalização da Feira está a ser ganha: a recetividade às inovações introduzidas e a afluência de público estão a superar as melhores previsões fixadas”.

 

Neste domingo espera-se nova enchente. O grupo luso-brasileiro “Banda do Mar” atua no Palco Banco BIC a partir das 22 horas. Antes, há sessões de magia no Stand da Cidade e no Funicular (às 18 e 19 horas, respetivamente), uma visita guiada à cidade e à Feira (a partir das 18 horas, com início na Praça D. Duarte) e diversas animações musicais, culturais e de divertimentos. Ao todo, são mais de 300 feirantes, expositores, restaurantes e tasquinhas instalados na Feira de São Mateus.

 

Com 623 anos, a Feira de São Mateus apresenta-se em 2015 renovada e revitalizada, com novo “layout”, um novo palco sobre o espelho de água com a Sé de Viseu como cenário, novos desenhos de luz, nova imagem, mais tradições recuperadas e um cartaz de espetáculos e eventos reforçado e para todos os públicos. A recuperação do antigo “picadeiro”, avenida central de passeio até ao palco, é uma das novidades mais marcantes e desejadas. A “ilha da memória” (espaço de partilha de memórias da Feira) é outra originalidade desta edição.

 

A Feira de São Mateus arrancou também este ano com uma nova imagem de marca, um novo slogan – “Feirar está-nos no sangue!” – e canais de comunicação mais completos e poderosos.  Os bilhetes de entrada para os 17 dias pagos (dos 38 que fazem o certame) estão também à venda online, na plataforma Blueticket, e nas redes das lojas Fnac, Worten, El Corte Ingles e ACP.

 

Com um site completamente novo, em www.feirasaomateus.pt, este ano, a Feira faz ainda sua estreia no universo das APP para smartphones e tablets. Pela primeira vez, os amigos da Feira podem fazer o download da APP deste grande certame viseense, nas versões Android e iOS.

 

O “feirar” passa também pela televisão. A “Feira de São Mateus TV” emite desde sexta-feira na posição 8008 do MEO Kanal. O canal corporativo de televisão é um projeto de comunicação da equipa de comunicação do município que conta com alunos das escolas de ensino superior e tecnológicas da cidade de Viseu.

 

O Banco BIC é o Patrocinador Principal da Feira de São Mateus.

 

A Feira de São Mateus está no Facebook, em www.facebook.com/feirasaomateusviseu