Feira de São Mateus

“Orquestra 625” assinala ano de ouro do certame e convida a comunidade

Objetos da Feira tornam-se música para os ouvidos dos visitantes nas noites de abertura e encerramento

A “Orquestra 625 - Bombos, Amuletos, Tachos e demais objetos da Feira” será o nome de palco para a abertura e encerramento da feira de São Mateus. Um projeto de reportório e natureza originais.

O projeto nasce de um desafio lançado pela Viseu Marca à Gira Sol Azul para assinalar o ano em que a guardiã das feiras populares comemora 625 primaveras. Aberto a qualquer pessoa, entre os 6 e 106 anos, mesmo que sem formação ou experiência musical, e a grupos de percussão da região de Viseu, a Orquestra apresentará um reportório original nas suas atuações. E os instrumentos, esses, são igualmente “originais”: aos instrumentos de percussão como os bombos, juntam-se objetos que ilustram o certame (tachos, amuletos, baldes, entre outros). Sons autênticos e inconfundíveis., numa Orquestra única, à medida da Feira de São Mateus.

Para integrar o projeto, os interessados terão de participar do período intensivo de ensaios correspondente a cada um dos espetáculos (de 7 a 10 de agosto para a atuação de abertura e 15 e 16 de setembro para a atuação no encerramento da Feira).

Do projeto resulta também uma agenda de workshops já a decorrer, com diferentes formadores (consultar agenda abaixo). De natureza facultativa, os workshops oferecem à comunidade a oportunidade de contactar antecipadamente com o espírito do projeto e experimentar e trabalhar os talentos num contexto criativo sob a direção de profissionais. Os próximos realizam-se já a 24 e 25 de julho e as inscrições decorrem em www.feirasaomateus.pt.

Agenda workshops:
Direção: Ana Bento e Ricardo Baptista
16 de julho (17:00 – 19H00) » com Artur Carvalho
24 de julho (17:00 – 19H00) » com Teresa Melo Campos
25 de julho (17:00 – 19H00) » com Jorge Prendas
29 de julho (17:00 – 19H00) » com António Serginho
31 de julho (17:00 – 19H00) » com Bruno Estima